Imagem capa - Flor na lapela do noivo - Você sabe qual é sua origem?  por Cristiano Polizello
Noivas

Flor na lapela do noivo - Você sabe qual é sua origem?


A flor na lapela é um sinal de elegância e romantismo, dá destaque aos trajes dos noivos, padrinhos e pais dos noivos.

Afinal de contas esses são os homens mais importantes do casamento e a flor é uma forma de mostrar a todos os convidados essa importância.

Mas qual é sua origem?

Durante o noivado do príncipe Albert com a famosa Rainha Vitória no século XIX, o próprio recebeu de sua noiva um pequeno ramalhete de suas flores preferidas e não sabendo onde colocá-lo, com um canivete abriu um rasgo na lapela e colocou ali o delicado ramalhete para lembrar de sua futura esposa e tão amada Rainha sempre sentisse o aroma das flores.

A casa na lapela surgiu dessa forma e desde então passou a ser indicada pelos alfaiates da época como símbolo de romantismo e elegância, lembrando que quem escolhe as flores é a noiva para que seu noivo lembre-se sempre dela.



Lugar certo

O lugar certo para se utilizar a flor é sempre do lado esquerdo da lapela do paletó. Para que fique bem firme no lugar, a flor deve ser colocada com um alfinete pequeno na abertura (caseado) no topo da lapela. O alfinete não deve ficar à mostra. É sempre importante ressaltar que a flor jamais deve ser colocada no bolso do paletó. 




Tamanho ideal

O tamanho ideal da flor para ser colocada na lapela é de, aproximadamente, 5cm de altura por 3cm de largura. Este tamanho é perfeito para o espaço disponível na lapela. Lembre-se que, flores muito grandes – ou muito pequenas – irão chamar a atenção não pela beleza, mas pela falta de proporção e harmonia, assim tirando a elegância do terno do noivo, por chamar a atenção apenas para a lapela.