Imagem capa - Padrinhos de casamento, qual a importância deles em sua vida? por Cristiano Polizello
Noivas

Padrinhos de casamento, qual a importância deles em sua vida?


Padrinhos de casamento são pessoas queridas do casal, que participam do seu dia-a-dia e que são escolhidas para acompanhar, testemunhar e/ou abençoar a união dos noivos... e ainda terão a missão de serem verdadeiros guardiões do casamento, sendo conselheiros e, acima de tudo, amigos.

Escolher os padrinhos, não é uma tarefa fácil...

Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho ou madrinha de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor. O padrinho será um guardião dos noivos.



Como escolher madrinhas e padrinhos de casamento?


As madrinhas e padrinhos do seu casamento não precisam ser exclusivamente da família. Procure chamar pessoas que são próximas a vocês, como uma amiga de trabalho, ou alguém que esteja sempre por perto. O importante mesmo, é que a pessoa seja próxima a vida do casal e que você saiba que pode contar com ela em todos os momentos.

Não chame ninguém por obrigação, e nem ligue para as brincadeirinhas do tipo “Quero ser madrinha/padrinho, em?!”. Se forem chamar todos que fazem esse tipo de comentário, vocês acabarão não chamando quem realmente faria a diferença.

Escolham juntos os casais que poderão ajuda-los a organizar um dos dias mais especiais que existe!



Quantos casais escolher?


A quantidade de madrinhas e padrinhos é relativa para cada casamento. Depende muito do que os noivos querem, do tamanho da lista de convidados e do altar que acontecerá a cerimônia. Vale ressaltar que deve consultar a a Igreja que irá se casar, pois cada uma tem sua regras, e algumas limitam o numero de padrinhos, e algumas não permitem que os mesmos fiquem no altar! Não deixe de ler nosso artigo "Casando na igreja, o que você precisa saber?" 

Porém, o ideal é chamar 05 padrinhos de cada lado. Somando 10 padrinhos de casamento. Assim, não fica uma cerimônia cansativa e demorada. Mas é apenas uma sugestão.


A origem dos padrinhos?


O apadrinhamento é o termo utilizado para denotar a ação de alguém que seja padrinho ou madrinha, ambos indivíduos que se comprometem a cuidar de alguém. Sua origem remonta ao século II, com origem religiosa cristã. Os padrinhos tem como papel religioso ensinar seu afilhado a trilhar os passos de Jesus. No catolicismo, os padrinhos assumem o papel de segundo pai, tanto assumindo o afilhado financeiramente, sempre tendo o papel de presença na vida da família com presentes de gratidão e amor, tendo também o papel sempre de transmitir a sabedoria e o poder de aprender a sempre usar o potencial máximo de sua auto-estima.

Padrinhos e Madrinhas são pais e mães espirituais, e no batismo têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na sua educação religiosa e no amadurecimento de sua fé.

Já no casamento, os padrinhos surgiram para apoiar e ajudar o noivo a manter a ordem em seu casamento. Era como um braço direito e um apoio amigo. Normalmente, naquele tempo em que foi criado esta figura, o padrinho convidado era um homem forte e corajoso, com a função de garantir a segurança da cerimônia, festa e eventualidades ocorridas durante a vida dos noivos. Depois de um tempo foi virando hábito, e é uma honra ser convidado para estar ao lado dos noivos, como padrinhos de casamento.

A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.