Imagem capa - 06 dicas para montar sua lista de convidados por Cristiano Polizello
Para sua festaNoivas

06 dicas para montar sua lista de convidados


A organização de uma festa exige muitos detalhes, seja ela de 15 anos, aniversário ou uma festa de casamento, porém um dos itens trabalhosos e que impacta diretamente no orçamento final, é a LISTA DE CONVIDADOS!  Este momento é muito delicado e é necessário muito carinho e atenção para não causar nenhum tipo de desconforto. Escolher algumas dentre tantas pessoas que conhecemos, parece uma tarefa meio injusta, não é mesmo?

Então, após realizarmos algumas pesquisas em vários sites, iremos compartilhar com vocês 06 dicas para montar sua lista de convidados!



01) Se a família for muito grande, vale convidar apenas um representante, por exemplo, seus tios tem 4 filhos (seus primos) e todos eles são casados e já tem filhos, neste caso convide apenas os tios, assim eles irão representar toda a família. E neste caso você reduziu uma lista de 10 a 12 convidados em apenas 2 pessoas. 


02) Seja firme com os pais e aprenda a dizer não, é natural que os pais dos noivos ou da debutante queiram compartilhar esse momento com amigos que acompanharam o crescimento de seus filhos. É importante respeitar essa vontade, principalmente se os pais estiverem contribuindo financeiramente com o evento. Nesse caso, eles têm direito à própria cota de convidados. Mas é importante que a usem com equilíbrio e respeito, para que vocês consigam convidar seus próprios amigos. Já que a festa é dos noivos ou da debutante.




03) A lista ideal deve ser de acordo com seu orçamento, Não existe um número ideal de convidados. A extensão da lista deve ser compatível com o tipo de festa desejado e o orçamento de que dispõem para viabilizá-la. “Nós já realizamos um casamento com 50 pessoas (os famosos mini weddings) e uma festa de 15 anos com mais 400 convidados. Tudo depende do formato que preferem e do orçamento que estão dispostos a gastar




04) Analise os colegas de trabalho, ninguém tem a obrigação de chamar os colegas só porque convive com eles todos os dias. O melhor critério é convidar somente as pessoas que também fazem parte da sua vida fora do ambiente de trabalho. O ideal é não ficar comentando da festa para não dar a impressão de que todos vão ser convidados. Quanto menos você falar, mais fácil de entenderem que será algo mais íntimo e para menos convidados.



05) Não convide por obrigação, é claro que no decorrer da organização vocês irão escutar muito “e meu convite?”, mas é preciso deixar claro que por mais constrangedor que seja, vocês possuem um limite de convidados. Explique que estão realizando um evento para poucas pessoas, e que infelizmente não podem convidar todos que gostariam.




06) Não esqueça dos convites individuais, espera-se que todos tenham o bom senso de não convidar terceiros, a não ser que isso for expressamente permitido no convite.  Então o ideal é que seja entregue junto com o convite os famosos "convites individuais" e devem frisar que é indispensável a apresentação do mesmo, caso contrário não será permitida a entrada do convidado ou acompanhante. Isso inibe a entrada de pessoa indesejadas.